Nesta ocasião, congratulo a grandiosa realização da demonstração e celebração em ocasião do 55º anos do Mestre Nishida no Aikido.
Afirmava o fundador do Aikido, Morihei Ueshiba O-Sensei, que o treinamento em Aikido não se trata de vencer o oponente mas sim, “arremessar e ser arremessado, aprimorando-se para atingir o ‘akatsu’: elevar-se a si mesmo”.
Durante 18 anos, como instrutor do Hombu Dojo, tive a honra de receber a orientação dos mestres Morihe0 Ueshiba O-Sensei, o segundo Doshu, Kisshomaru Ueshiba Sensei e o atual Doshu, Moriteru Ueshiba Sensei.
E, em abril de 1969, estabeleci uma academia na garagem da minha residência em Kodaira, Tóquio, embarcando na disseminação do Aikido seguindo o lema do Aikido Kobayashi Dojo: “Levar o Aikido a tantas pessoas quanto possível”.
Em outubro de 1968, abri a segunda academia em Tokorozawa, Saitama, onde recebi o Mestre Ichitami Shikanai como uchideshi.
Em julho de 1975, acompanhando o Mestre Shikanai que estava imigrando para o Brasil, tive a oportunidade de ministrar aulas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi nesta oportunidade que conheci o Mestre Nishida, e desde então mantemos contato e fortalecemos cada vez mais a nossa amizade.
A dedicação do Mestre Nishida ao Aikido é sincera, e sua busca pelo desenvolvimento do Aikido, juntamente com suaesposa, é um ato de grande inspiração para mim. Espero que continuemos a aprofundar nossa amizade e a colaborar ainda mais para o crescimento do Aikido.
Desejo que esta celebração do 55º anos o marque um novo capítulo no desenvolvimento continuado da Federação Paulista de Aikido.Yasuo Kobayashi