Informativo

Posse do novo Doshu - Stanley Pranin (fornecido por Shintokai Dojo de Aikido)


  "O dia 25 de setembro último, sábado, foi seguramente um dos dias mais memoráveis para o mundo do Aikido. Tive a boa sorte de ser pessoalmente convidado e gostaria de dividir com todos as minhas impressões dos eventos daquela tarde, enquanto ainda estão vivos em minha memória.

  O evento foi a posse como 3º DoShu de Ueshiba Moriteru, filho do falecido DoShu, Ueshiba Kisshomaru. Como todos sabem, o pai de Moriteru SenSei faleceu no dia 04 de janeiro deste ano, a´pós cumprir seu turno como DoShu, desde o falecimento do Fundador, em 1969.

  O luxuoso Keio Plaza Hotel, na efervescente ShinJuKu, no distrito comercial de ToKyo, foi escolhido como o local da celebração. Cheguei cerca de uma hora e 15 minutos antes do começo da festa, esperando ser um dos primeiros a chegar. Para minha surpresa, várias centenas de pessoas já se encontravam reunidas no "hall" de entrada, embaixo do Salão de Banquetes. Acionei imediatamente o meu "módulo de cumprimentos". A cada instante, eu encontrava velhos amigos e conhecidos, a quem eu não podia deixar de cumprimentar. Era ao mesmo tempo uma alegria e uma frustração, pois que a maior parte das conversas durava de alguns segundos a um par de minutos, no máximo. Cêrca de meia hora após a minha chegada, os convidados foram levados a um grande salão de espera, com mesas e cadeiras, onde puderam se relaxar, antes do início da cerimônia. Preferi esperar do lado de fora, próximo à entrada, a fim de acompanhar a chegada das pessoas, uma vez que eu queria contatar o maior número possível. Eu também desejava ver vários professores do estrangeiro, a quem eu havia prometido fotos tiradas quando do funeral do 2º DoShu em janeiro.

  Por volta das 17:00 horas, o já enorme número de pessoas foi convidado a tomar o elevador para o 4º Andar, onde se localizava o grande salão de banquetes, no qual seria realizado o evento. Entrei rápido, esperando encontrar um local onde colocar minha câmera, antes do início da cerimônia.

  Isto foi algo quase que impossível porque literalmente eu tive que me espremer pela multidão, a toda hora encontrando amigos. Imaginem caminhar por um campo de futebol, cheio de gente colada. Era mais ou menos isto! Sem que eu esperasse, veio o anúncio do início das festividades e eu ainda estava a alguns quarteirões de distãncia, com a minha câmera e meu gravador, ainda nas caixas!. Era um cenário de pesadelo para um jornalista/cinegrafista. Acionei o botão de "Pânico" e me desculpei da pessoa com quem eu estava conversando. Para chegar aonde eu queria, usei a técnica que aprendi com velhinhas na Prefeitura de Ibaragi e fui empurrando com os cotovelos e gritando : "SUMIMASEN, SUMIMASEN". Após alguns minutos de luta com a oposição, acabei a cêrca de 07 metros do local. Peguei o meu equipamento e tentei montar uma base. O único lugar que eu encontrei foi uma mesa, cheia de comida e pratarias. Enquanto eu preparava o meu equipamento, uma senhora simpática que eu não reconheci, me disse animadoramente : "VAI LÁ, STANLEY!" e não pude evitar um grande sorriso. Por uma coincidência incrível, me encontrei ao lado de KATSUYUKI KONDO Sensei, do DaiTo-Ryu AiKiJuJutsu, meu antigo mentor e amigo.

  O primeiro orador foi o Sr. MIYAZAKI, da diretoria da Fundação AiKiKai, um antigo administrador e patrocinador do HomBu DoJo. Em seguida, veio o ex-Primeiro Ministro TOSHIKI KAIFU que fez um discurso congratulatório longo, temperado com anedotas dos seus antigos anos de treinamento no AiKiDo. SADATERU ARIKAWA Sensei mais tarde me falou que o Sr. Kaifu tinha sido um orador da Universidade de Waseda, o que explicava o fato de ele ser um orador tão bom. O Sr. Kaifu foi seguido pelo diretor da Nippon Budokan e diversas outras figuras políticas que apresentaram seus cumprimentos. O Embaixador da Polônia, JERZY PONIANOSWKI, também apresentou um excelente discurso em inglês (e eu entendi cada palavra!) que foi muito bem traduzido por MASAKI TANI Sensei do Aikikai. No seu discurso, o embaixador falou sobre a história do AiKiDo no Leste Europeu, um tópico de meu interesse especial, como um historiador do AiKiDo. Houve muitas risadas quando ele disse que gastava muito mais tempo com o AikiDo que com as suas atividades obrigatórias como um diplomata.

  O novo DoShu que vinha acompanhando a solenidade, sentado no palco com a sua esposa, levantou-se, então, para proferir um rápido discurso preparado, enquanto centenas de "flashes" explodiam, provocando um verdadeiro "show" de luzes.

  Em seguida, veio o "KAMPAI UNDO" ou brinde oficial que acabou sendo o fato mais engraçado do evento. Geralmente, o orador diz breves palavras e convida a todos a brindarem. O cavalheiro em pauta, no entanto, descuidou-se e fez um longuíssimo discurso, enquanto que os mais de 2.000 convidados esperavam, ansiosos, com as taças na mão, doidos para tomarem uma bebida no calor do salão. Subitamente, as pessoas começaram a gritar: "KAMPAI", "KAMPAI", interrompendo o orador, ao mesmo tempo em que o salão explodia em gargalhadas. O DoShu esboçou um largo sorriso e eu aproveitei a oportunidade para gravar este momento em várias películas.

  Após a entrega de flores e de um presente ao DoShu e à sua esposa, o público começou a comer e conversar. Eu circulei um bocado, me encontrando com vários amigos. Muitos SenSei me pediram para tirar fotos e desta forma fiquei com o compromisso de mandar fotos para muita gente. Não me atrevo a dizer quem estava lá, do AiKiDo e de outras artes marciais. Com certeza, me esqueceria de muitos nomes. Basta dizer que lá estava um verdadeiro "WHO'S WHO" do AiKiDo. Foi, contudo, um prazer me encontrar com meu professor MORIHIRO SAITO e o seu grande grupo de Iwama, bem como GAKKU HOMMA Sensei, que fizera um seminário com ele, há apenas uma semana atrás, em Denver, no Colorado, do outro lado do Mundo ! Isto acontece há todo o instante no mundo do Aikido!

  Quanto a mim, acho que este evento não significou apenas a celebração da posse do Novo DoShu do Aikido. Foi, na verdade, uma celebração da família mundial do AiKiDo e uma confirmação das raízes e da continuação do AiKiDo, como um fenômeno internacional. Havia uma solidariedade real que chegava a ser palpável, na medida em que as pessoas que haviam formado laços durante longos treinamentos, continuavam a manter amizade por anos e anos e agora se encontravam em sua fase crepuscular. Devo confessar que fui parte deste processo, o qual venho observando de perto há 37 anos!"

  Reportagem: Stanley Prainin - fornecido por SHINTOKAI DOJO DE AIKIDO


FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura