Informativo

37ª Demonstração Internacional de Aikido - Adriana Silvestrini




  Uma semana após terem ocorrido os seminários já citados, aconteceu na cidade de Tóquio a 37ª Demonstração Pan-Japonesa de Aikido, promovida pela Aikikai. Trata-se de um evento que se realiza anualmente, porém este ano ele tornou-se mais especial pelo fato de ter sido dedicado em memória ao ex-Doshu Kisshomaru Ueshiba - Primogênito do fundador do Aikido Morihei Ueshiba que faleceu em 4 de janeiro de 1999. Houve uma grande participação de pessoas de vários países, totalizando mais de 5000 praticantes e 12000 espectadores. Os aikidocas brasileiros ao lado dos Senseis Nishida e Shikanai também participaram dessa grande homenagem.

  Segundo Sensei Nishida, um dos pontos importantes desses eventos é poder divulgar as virtudes do Aikido para a sociedade. Desse modo, aumenta-se o número de praticantes e cria-se uma sociedade mais pacífica.

  "É uma grande honra representar o Brasil num evento grandioso como esse. É uma boa forma de afirmar a legitimidade do Aikido da Fepai perante o Aikido mundial. Poder treinar de forma agradável com praticantes de todo o mundo é a maior alegria e honra que um aikidoísta pode ter", finaliza convicto Sensei Nishida.

FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura