Informativo

Fepai participa do 30º aniversário do Kobayashi Dojo - Adriana Silvestrini




  Além de suar quimonos e hakamas durante quase um mês a delegação da Fepai (Federação Paulista de Aikido), liderada pelo diretor técnico Sensei Makoto Nishida (Shidan - 6° Dan) e composta pelos aikidoístas Maurício Fujimoto, Sarah dos Reis Gagliardi, Eduardo Wagner e Gustavo Sanches Bacchi teve de mostrar o samba no pé em plena província de Gunma.

  Calma, calma! Podemos explicar direitinho o motivo dessa performance dos nossos companheiros de tatame que representaram muito bem o Brasil no Japão.

  No dia 9 de maio deste ano, a Fepai aterrissou em solo japonês à convite do estimado mestre Kobayashi Sensei e também conselheiro da Federação Paulista de Aikido - que sempre nos visita e nos ensina seu Aikido contagiante - para participar do seminário e da demonstração de Aikido em comemoração ao 30° aniversário de seu dojo na província de Gunma.

  Por lá ocorreu uma grande confraternização entre aikidoístas dos quatro cantos do Planeta. Participaram aproximadamente 700 pessoas, sendo 140 estrangeiros de 13 países diferentes. Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Finlândia, Suécia, Noruega, México, Canadá, Hungria, Coréia, Formosa e Sri Lanka marcaram presença no encontro.

  Bom, e o que o samba te a ver com isso? Tudo. Eis a explicação. Logo na noite do primeiro dia do evento foi realizada uma festa onde os representantes de cada país cantaram e dançaram suas músicas típicas. Para ajudar Sensei Nishida e sua equipe nessa tarefa complicada: o de sambar, eles contaram com o apoio e alegria dos nossos conterrâneos mineiros. Shikanai Sensei, de Belo Horizonte e também discípulo de Kobayashi Sensei, participou da festa levando uma comitiva de cinco participantes. Se no samba eles não "arrasaram" (embora tenham agradado americanos, alemães, mexicanos etc.) no tatame fizeram bonito.

FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura