Informativo

Palavra de Mestre - Adriana Silvestrini e Leiji Nishida


  Mestre Toshiyuki Arai é quatro meses mais velho que mestre Yassuo Kobayashi (ambos nasceram no ano de 1936 na cidade de Tókio, Japão). Atualmente Kobayashi sensei mora em Takasaki (Gunma).

  Kobayashi sensei conheceu o Aikido através de um colega de judô e começou a treinar assim que entrou na faculdade em 1955. Já, o Arai sensei foi apresentado a essa arte marcial de uma maneira bem diferente. Em novembro de 1957, um amigo se suicidou em seu quarto. Bastante abalado, foi levado pelo pai e irmão desse amigo, ao dojo do O-Sensei com o intuito de se fortalecerem espiritualmente.

  Antes do aikido, Kobayashi sensei treinou judô desde a época do ginásio até o terceiro ano da faculdade. Também praticou o iaido por sete anos. Ele é 3o dan em ambas as modalidades. Arai sensei treinou um pouco de judô também.

  Pela Quinta vez, mestre Kobayashi vêm nos mostrar suas técnicas e pela primeira vez Arai sensei visita o Brasil e conhece um pouco mais do aikido praticado aqui. Além de dar aulas de aikido em sua própria academia (Aikido Santoku Dojo), em 15 filiais e em duas universidades, todas na província de Gunma, mestre Toshiyuki Arai exerce a função de presidente de uma fundação japonesa. Mestre Kobayashi só ministra aulas de aikido em seu próprio dojo em Kodaira e em outras academias.

  Alguma coisa em comum entre esses dois cidadãos? Com certeza. Dois homens, duas histórias de vidas diferentes mas que, claramente, seguem os mesmos objetivos: praticar e divulgar de maneira verdadeira o aikido ensinado pelo O-Sensei. Foi exatamente isso que percebemos durante os seminários ministrados na Fepai nos dias 25 e 26 de julho desse ano.



YASUO KOBAYASHI

  Aikido é... para os leigos: desde a antiguidade, as técnicas de combate sem a utilização de armas são chamadas de yawara. Com o passar dos tempos, as modalidades se dividiram em técnicas de agarramento como no judô e em técnicas de chutes e socos como no karatê. A partir desses movimentos, o O-Sensei Morihei Ueshiba criou o aikido, baseado em movimentos naturais, agregando aspectos modernos como beleza e velocidade. Para os iniciantes: aikido é uma forma de treino que visa movimentos racionalizados onde não há confronto de forças, objetivando o fortalecimento do corpo e do espírito.

  O sensei, Morihei Ueshiba é alguém especial porque... no jiu-jitsu arcaico, existiam apenas as técnicas aos movimentos naturais do homem. Por consequência, o aikido passou a ser uma forma de treino praticável por todas as pessoas. Segundo uma história que ouvi diretamente do O-Sensei, os movimentos de irimi que hoje são praticados de forma comum por todos, levou anos para ser descoberto pelo O-Sensei. Isto é uma revolução no mundo das artes marciais. Isto é possível com um grande talento e esforço. Uma pessoas que surge a cada 100 anos.

  Passar a vida treinando aikido significa... que através do treino com Morihei Ueshiba sensei e com o atual doshu Kishomaru Ueshiba sensei, aprendo coisas que não se aprende em escolas e que são essenciais para a vida de todo ser humano. Também consegui fazer amizades por todo o mundo.

  O Jo e o Bokken devem ser usados... porque eu acredito que, sendo o aikido uma forma de treino baseada em taijutsu, o ken e o jo são formas de complementar o treino. A origem das artes marciais do Japão é a defesa e o ataque com relação a um katana. Portanto, é possível adquirir os conhecimentos básicos para entender o aikido.

  O intercâmbio entre aikidocas (brasileiros e estrangeiros) é importante porque... pessoas com histórias, culturas e línguas diferentes tornam-se amigas a partir do momento em que se encontram quando treinam aikido. Só isso já se trata de uma coisa fantástica. Todos os conflitos ocorrem a partir do momento em que as pessoas não reconhecem os valores dos outros. No aikido os treinos são uma forma de aceitar os valores do seu parceiro de forma a haver um aprendizado mútuo. Com o aumento das pessoas que compreendem o espírito de união do aikido, os conflitos mundiais tendem a desaparecer. Essa é uma questão eterna para a humanidade.

  O segredo do aikido é... aprender a aceitar os valores do oponente através das técnicas.



TOSHIYUKI ARAI

  Aikido é... segundo as palavras do O-Sensei: "Eu sou o universo" e "a arte marcial é amor". O aikido é uma forma de treino para a formação de uma pessoa de maiores dimensões.

  O Sensei, Morihei Ueshiba é alguém especial porque... é a primeira pessoa em toda a história da humanidade a chegar a iluminação através do treino das artes marciais, e que nos orienta através do caminho para a iluminação.

  Passar a vida treinando aikido significa... uma forma de fortalecer o corpo e o espírito. Segundo as palavras de O-Sensei: "O aikido é o caminho para a unificação da humanidade". O próprio fato de eu estar aqui no Brasil neste momento e poder treinar com todos é a realização destas palavras.

  O Jo e o Bokken devem ser usados... porque as consequências físicas dos movimentos se amplificam, sendo uma forma importante de treino para a obtenção de movimentos racionalizados. Entretanto, a base do aikido são as técnicas desarmadas.

  O intercâmbio entre aikidocas (brasileiros e estrangeiros) é importante porque... de acordo com O-Sensei: "Este belo universo é a família criada por Deus" e "paz mundial e unificação da humanidade".

  O segredo do aikido é... "treine com perseverança utilizando-se de uma enorme força de espírito (KI). Assim, poderá tornar-se melhor que eu", segundo O-Sensei. Portanto, não há segredos além do treino perseverante.


FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura