Informativo

World Games 97 - A Fepai na Finlândia - Prof. Ricardo Kanashiro


  Do dia l0 a 20 de agosto passado, uma delegação da FEPAI, chefiada pelo mestre Makoto Nishida e composta porJosé Fernando Panhan Jr., Humberto Miranda Filho e Ricardo Kanashiro, estiveram na Finlândia participando dos World Games, os Jogos Mundiais em Lahti, e do Koshukai com o Dojo Cho Moriteru Ueshiba.

  Alguns pontos da viagem merecem destaque:

  1) Pela primeira vez o aikido do Brasil participa de um evento esportivo tão grande. O World Games é como uma olimpíada, havendo inúmeras modalidades esportivas com a participação de países do mundo todo.

  2) O nosso país fui o único das Américas a se apresentar, através da FEPAI.

  3) A IAF (Intemational Aikido Federation) aceita apenas uma federação para representar cada país, sendo que no Brasil, a FEPAI (Federação Paulista de Aikido) é a filiada deste órgão internacional.

  4) O elogio que alguns colegas de outras delegações teceram a respeito de nossa demonstração, dizendo que a nossa havia sido diferente, enfatizando a postura, equilíbrio, distribuição de peso, com movimentos claros, quase didáticos, vigorosos e eficientes.

  5) A maravilhosa oportunidade que é estar com outras pessoas, treinando e compartilhando experiências, percebendo que apesar da diferença de estilos, conseguimos nos adaptar bem, reconhecendo que o aikido é centro e movimento circular.

  6) Perceber a amizade existente entre Nishida Sensei e os vários Shihans presentes como Igarashi Sensei, Hiroaki sensei do Kobayashi dojo, Asai Sensei da Alemanha, Isoyama Sensei do Japão, Somemya Sensei (secretário geral da IAF), Mr. Goldburg (presidente da IAF) e mesmo o Dojo Cho Moriteru Ueshiba, aprofundando o seu contato pessoal e estreitando ainda mais o da própria federação.

  Uma ótima viagem com excelente oportunidade de confraternização, devendo ficar para todos nós praticantes que além de mantermos a nossa dedicação à arte,precisamos sempre tentar participar de cursos e seminários, para continuarmos seguindo um dos maiores preceitos de O'sensei: unirmo-nos uns aos outros através da arte. Bom treino a todos e contínuo desenvolvimento.

  * Agradecemos à VASP pelo patrocínio das passagens aéreas de nossos atletas e à Shizen pelos kimonos.

FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura