Informativo

Aikido, o Caminho da Harmonia - Profa. Sarah dos Reis Gagliardi


  Neste momento de buscas e incertezas, o Aikido chegou em minha vida e foi se transformando num grande e amplo laboratório de estudos, ingressei na arte marcial pensando em "lutar" e acabei aprendendo que deveria me harmonizar para alcançar meus objetivos.

  No começo, como em tudo na vida, não foi fácil, era muito complicado para meu corpo realizar os movimentos com equilíbrio. Porém, com ajuda de meus mestres e colegas tudo começou a se tomar mais simples e profundamente prazeiroso. Era uma coisa maravilhosa, a sensação de poder realizar aqueles movimentos mesmo que muitas vezes doloridos, e eu me sentia felicíssima!

  Mas o tempo foi passando e aqueles movimentos foram tomando forma de uma atividade mais harmoniosa, onde a "força" estava no sentimento enão propriamente na força física. Foi a partir desse instante que comecei a encarar o Aikido não simplesmente como arte marcial, mas sim, como uma magnífica "'Fórmula Universal"; descoberta pelo "O Sensei", capaz de esclarecer a mente do homem intuitivaimente e profundamente, baseada na simplicidade e leveza dos movimentos circulares, levando-nos ao encontro dessa íntima e universal harmonia desejada por todos os seres humanos.

  Hoje pratico Aikido de maneira mais consciente, buscando informações na literatura e acima de tudo com muito treino. Aprendendo muito com as crianças as quais convivo diariamente onde eu desenvolvo muita paciência e imaginação. Pois bem, estava buscando um caminha e escobri o mundo.

  O Aikido para mim é uma linguagem corporal que beneficia de maneira proffunda as mentes e os corações das pessoas. É o caminho da harmonia.

FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura