Mestre Makoto Nishida da FEPAI Brasil
ministra seminário para mais de 700 pessoas na Europa

O requisitado Mestre Makoto Nishida (7º dan), presidente da FEPAI Brasil, foi um dos convidados de honra na celebração dos 50 anos de Aikido na Alemanha. O evento aconteceu no inicio de Abril de 2015 na cidade de Münster, próxima a capital Düsseldorf, local onde o Aikido começou naquele pais, trazido do Japão pelo Shihan Katsuaki Asai. Asai Sensei começou a disseminar o Aikido na Alemanha e cinquenta anos depois o país conta com um grupo forte, consolidado e de excelente nível técnico.

O evento contou com a participação de aproximadamente 750 aikidocas de toda a Alemanha e de países próximos como Itália, França, Espanha, Russia e Grécia. O Brasil também estava representado pela FEPAI. Além do Mestre Makoto Nishida, também estavam presentes o Sensei Fernando Komatsu (5º dan. Autalmente em Joinville-SC) e sua esposa Gabriela Mancini (1º dan) e Rodrigo Guimarães (1º dan. Aluno da ACAM).

Os quatro dias do evento transcorreram no mais elevado espírito de amizade e confraternização. Os participantes tiveram o privilégio de receber instrução de grandes mestres do Aikido em seminários com duas horas e meia de duração cada. O evento contou com seminário do Mestre Makoto Nishida da FEPAI Brasil, e também de Tada Sensei (9º dan – Hombu Dojo Japão), Kobayashi Sensei (8º dan – Japão), Asai Sensei (8º dan – Aikikai Alemanha), Miyamoto Sensei (7º dan – Hombu Dojo Japão) e Hatayama Sensei (7º dan – Japão).

O seminário do Mestre Nishida aconteceu no segundo dia do evento, um sábado, das 10 às 12:30. No treino de Gyakuhanmi Katate-Tori Nishida Sensei enfatizou a importância de utilizar os músculos das costas para realizar as técnicas, em perceber a intenção do ataque no dedo polegar do atacante e em criar Aiki.

As demonstrações das técnicas começavam com o Uke Rodrigo Guimarães e seguiam com vários praticantes escolhidos aleatoriamente. Os mais de 700 aikidocas se impressionaram com as técnicas apresentadas e enquanto Nishida Sensei passava pelo tatami para orientar os praticantes, muitas vezes todos paravam para observar e tentar compreender melhor a técnica. Ao término do seminário Nishida Sensei foi ovacionado e houveram muitos comentários entusiasmados sobre a aula e seus ensinamentos.

Com o clima de início de primavera, com temperaturas variando entre 5 e 15 graus Celsius, muitos participantes optaram por dormir no próprio local do evento, no tatami ou acampando em trailers no estacionamento do local, prática muito comum na Europa.

A organização impecável garantiu um evento sempre pontual e extremamente agradável para todos os participantes, com quinze horas de treinamento intenso no decorrer dos quatro dias. E é claro que tanto treino merecia uma boa festa. Por isso, no sábado após os seminários os participantes se reuniram em uma casa de eventos da cidade para confraternizarem e celebrarem os 50 anos de Aikido na Alemanha. A celebração foi repleta de histórias, homenagens, muita dança e diversão.

No domingo após mais um dia intenso de seminários, os mais de 700 participantes assistiram às demonstrações de cada um dos mestres presentes, podendo conhecer um pouco mais do estilo de cada um. Nishida Sensei demonstrou técnicas de Gyakuhanmi Katate-Tori, Aihanmi Katate-Tori, Ryote-Tori, Ushiro Ryote-Tori e Yokomen-Uti. Sempre deixando evidente seu kokyu-Ryoku (poder da respiração). A demonstração foi aplaudida com entusiasmo por todos os presentes.

E assim terminou o evento: com ótimas recordações, amizades de vários países e a certeza de que existe muito para aprender e de que estamos todos conectados ao redor do mundo pelo Aikido.

por Rodrigo Guimarães, 11/05/2015.


Alemanha 2015 - Fotos

FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura