Professor Fernando Trench de Oliveira Komatsu - 5º Dan

  Academia: Komatsu Dojo

  Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP e iniciou seus estudos em artes marciais com 5 anos. Foi praticante de judo por 8 anos, karate por 7 anos, além de kung-fu e tai-chi. No entanto, foi com o aikido que se identificou mais, sendo atualmente faixa preta 4° DAN.

  Iniciou sua prática aos 15 anos como aluno da primeira turma de Piracicaba-SP, sob orientação dos mestres Humberto Miranda Filho (4º DAN) e Severino Sales Silva (6° DAN). Em 1991 morou em Bremen, Alemanha, onde praticou com Rudger Keller Sensei (4° DAN) e participou de seminários promovidos pelo Shihan Assai Sensei (7° DAN), representante do HOMBU Dojo naquele país.

  Fundou em 1995 a Associação Botucatuense de Aikido, hoje Suburi Dojo, localizada na cidade serrana de Botucatu-SP, à 230 km da capital, no centro-oeste paulista. Durante um estágio em neuropediatria na Faculdade de Medicina de Nova Iorque (NYU), em 1997, teve a oportunidade de visitar o dojo de Yamada Sensei (8° DAN) e freqüentou aulas com seus principais professores. Em 1998 passou 15 dias em Calgary, Canadá, fazendo estágio em oftalmologia e aproveitou a oportunidade para visitar o dojo de Inaba Sensei (6° DAN) discípulo direto de Kobayashi Sensei. Durante 2003/2004 foi deshi de Donavan Sensei (7º DAN) quando fazia especialização em oftalmologia no Wills Eye Hospital, Filadélfia, EUA.

  Além destas experiências, participou de diversos eventos, yudanshas e visitas dos mestres do HOMBU Dojo ao Brasil, inclusive das últimas visitas do segundo Doshu, Kishumaru Ueshiba e também do atual Doshu, Moriteru Ueshiba em 1990 e em 2007, respectivamente.



< voltar para página "Professores"

Prof. Fernando Trench de Oliveira Komatsu
FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura