Mestres

  Esta página é dedicada aos grandes mestres do Aikido. Passe o mouse sobre as imagens para poder visualizar o descritivo.


Doshus:

Morihei Ueshiba
O Sensei Morihei Ueshiba
Mestre Fundador do Aikido
(1883-1969)

Nasceu no dia 14 de dezembro de 1883, em Tanabe, provínia de Kii.

Após estudar diversas artes marciais, percebeu que a verdadeira força está no sentimento correto. E após provar isso na prática, desenvolveu uma nova forma de treinamento, criando assim o Aikido.
Kisshomaru Ueshiba
Kisshomaru Ueshiba
(1921-1999)

Nascido em Ayabe, Kyoto, Japão em 27 de junho de 1921, foi o terceiro filho de Morihei e Hatsu Ueshiba. Iniciou a pratica do aikido na sua adolescência, tornando-se diretor do Kobukan Dojo em 1942, após seu pai ter se retirado para Iwama. Graduou-se pelo departamento de Ciências Políticas da Universidade de Waseda em 1946.

Kisshomaru foi o grande responsável pela difusão do aikido pelo mundo, tendo viajado por diversos países da América do Norte, América do Sul e Europa. Escreveu e publicou mais de 20 títulos, incluindo "Aikido No Kokoro" que foi traduzido para o português com o título "O Espírito do Aikido".

Após o falecimento de seu pai Morihei Ueshiba em 1969, herdou o título de Doshu (senhor do caminho). Seu estilo técnico, de movimentos fluídos, com ênfase no "ki no nagare" passa a exercer grande influência sobre os diversos praticantes espalhados pelo mundo. Hoje o aikido é praticado em mais de 60 países, com cerca de um milhão e meio de praticantes. Kisshomaru esteve no Brasil nos anos de 1978 e 1990 a convite da FEPAI.
Moriteru Ueshiba
Moriteru Ueshiba
(1951 - )

Nascido em 02 de abril de 1951 em Tokio, Japão, é o segundo filho de Kisshomaru e Sakuko Ueshiba e neto do fundador do aikido, Morihei Ueshiba. Graduou-se em economia pela Universidade Gakuen. Tendo treinado desde a infância com seu pai e com diversos mestres do Hombu Dojo assumiu o cargo de hombu dojo cho, chefe da academia central do mundo em 1986, mesmo ano em que publicou o livro "Aikido: Shashin de Manabu" (Aikido: Estudo Através de Fotos).

Viajando pelo mundo para dar orientação técnica e unir os aikidoístas de diferentes escolas, foi nomeado como o terceiro Doshu após o falecimento de seu pai em 1999.


Outros Mestres:

Morihiro Saito
Morihiro Saito
(1928 - 2002)

Nascido em 31 de março de 1928 na prefeitura de Ibaragi, Japão, começou a praticar o aikido em 1946 diretamente com o criador do aikido, quando este residia em Iwama, tendo se mantido como seu discípulo direto até seu falecimento em 1969.

Autor de diversos livros técnicos e fitas de instrução de aikido, tem um estilo cuja ênfaze consiste em deixar o oponente segurar firmemente para que o aikidoísta possa desenvolver postura firme aliada à capacidade de relaxar e sair da imobilização sem fazer força.

Seu dojo foi muito freqüentado por estrangeiros que lá vivem como uchi deshi. Graças aos laços com esses estrangeiros a presença de Saito sensei na Europa e Estados Unidos para seminários foi muito solicitada. Esses mesmos estrangeiros nomearam o estilo como Saito sensei pratica aikido de Iwama ryu ou estilo Iwama.
Yasuo Kobayashi
Yasuo Kobayashi
(1936 - )

Nascido em Tóquio, Japão em 20 de setembro de 1936, começou a treinar em 1956 como uchi deshi no Hombu Dojo da Aikikai, sob a supervisão de Morihei Ueshiba. Após o falecimento do fundador do aikido, estabeleceu seu primeiro dojo em Kodaira, no ano de 1969.

Foi líder de um grupo de mais de 80 dojos espalhados pelo mundo, com presença em Taiwan, Finlândia, Suécia, Canadá, Alemanha e Brasil, entre outros. Esse grupo de dojos é conhecido como Kobayashi Dojos, tendo sido comemorado seus trinta anos no mês de maio de 1999 com um grande evento reunindo filiados de todo o mundo, inclusive do Brasil, que enviou delegações de Minas Gerais, liderada por Ichitami Shikanai sensei e de São Paulo, liderada por Makoto Nishida sensei.

Kobayashi sensei viajava freqüentemente ao Brasil para ministrar seminários.
Hiroshi Isoyama
Hiroshi Isoyama
(1937 - )

Nascido em 1937, começou a treinar aikido em 1949, no dojo de Iwama, sob a supervisão direta do O-sensei Morihei Ueshiba.

Conhecido pela sua técnica poderosa, foi um dos mestres do aikidoista e ator de cinema Steven Seagal. Além de Shiran do Hombu dojo, é diretor da Federação Japonesa de Aikido e diretor técnico da Federação Internacional de Aikido; e divide seu tempo entre aulas em seu dojo na província de Ibaragi e seminários em diversos países do mundo.

Shigeru Kawabe
Shigeru Kawabe
(1939 - 2003)

Nascido em 1939, começou a treinar aikido em 1962, sob a supervisão de Morihiro Saito Shiran no dojo de Iwama.

Dono de uma técnica refinada e de grande simpatia, Kawabe sensei já deu diversos seminários em nosso país.

Foi diretor da Federação Japonesa de Aikido e conselheiro técnico da FEPAI, e dava aulas em seu dojo na província de Akita, onde costumava receber diversos alunos para intercâmbio cultural.

FEPAI - Federação Paulista de Aikido - 2008 - Designer: kátia numakura